sábado, 30 de dezembro de 2017

LEITURAS PARA FÉRIAS: PUBLICAÇÕES RECENTES DO CORPO PERMANENTE DO PPGTURH-UCS

O PPGTURH-UCS termina 2017 muito bem, com quatro novos artigos da equipe sendo publicados, registrando uma produção de muita qualidade.
Confira:

Revista Iberoamericana de Turismo 7, Dossiê 3: Museus, Turismo e Sociedade,  187-189, 2017

A Casa Velha como espaço de memória: a musealização no espaço rural

Susana de Araújo Gastal, Ana Maria Costa Beber, Viviane Rocha

 

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir a presença de museus, quer se deem como espaços museológicos ou mesmo lugares de memória, no contexto do que vem sendo tratada como as multifuncionalidade e pluriatividades associadas ao rural. Entre elas, coloca-se o turismo e, na abordagem aqui proposta, o patrimônio, como vetores de desenvolvimento local econômico, social e cultural. Consideram-se (a) as mudanças no âmbito da Pós-modernidade em termos de trato com a memória, a cultura e o patrimônio; (b) o relato de experiência associada à museologização de uma propriedade - a “Casa Velha” – herança do legado da imigração itálica no município de Ijuí, no Rio Grande do Sul. Metodologicamente utilizou-se de revisão bibliográfica, para discutir os conceitos
, e , e entrevistas para registrar o contexto de criação e implantação de um espaço museológico em área rural, resultando em depoimentos de nove membros da família ligada à Casa Velha, que ainda residem no local. Como resultados, encaminha-se o reforço à importância de se considerar valores memorialísticos afetivos e simbólicos presentes no patrimônio material e imaterial, tanto em termos de espaço arquitetônico como de objetos e processos a eles associados, como sua inserção nas pluriatividades demandadas e consagradas em neoruralidades, na sua contribuição ao desenvolvimento local, no caso em estudo, em médio prazo.

Palavras-chave: Turismo rural, Pluriatividades, Patrimônio, Museu, Casa Velha, Ijuí-RS, Brasil.

Disponível: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/4179/3001

Revista Hospitalidade 14 (2), 1-19, 2017

Relação entre sujeito, turismo e trabalho: Jardim Botânico de Porto Alegre

Denise de Souza, Susana de Araújo Gastal, Luciene Jung Campos

 

Resumo

O artigo embasou suas análises na relação Turismo e Trabalho no espaço do Jardim Botânico de Porto Alegre, local de possibilidade turística. As análises foram realizadas a partir do Dispositivo Teórico Analítico da Análise do Discurso Francesa, utilizando também conceitos da abordagem teórica da Psicodinâmica do Trabalho. O objetivo foi analisar os sentidos na relação do trabalhador com o visitante no jardim. Foi possível, a partir das análises, evidenciar a contradição entre a imagem de Parque para alguns trabalhadores e visitantes, e a imagem de espaço de preservação para outros. Através das falas dos jardineiros descrevendo situações de seu trabalho e o contato com o visitante, evidencia-se a preparação para o recebimento do outro e os aspectos da hospitalidade na relação do trabalhador com o visitante. 

Palavras-chave: Turismo; Trabalho; Jardins Botânicos; Análise do Discurso


Revista Hospitalidade 14 (2), 1-24, 2017

Turismo nas praias do Farol: o olhar da comunidade sobre as práticas de hospitalidade

Renan de Lima da Silva, Maria Luiza Cardinale Baptista


Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada na Universidade de Caxias do Sul, em nível de mestrado, sobre o turismo nas Praias do Farol, analisado a partir do olhar da comunidade, sobre as relações estabelecidas na atividade. A pesquisa teve como objetivos caracterizar as práticas turísticas nas Praias do Farol; descrever as relações estabelecidas entre os turistas e a comunidade; e observar e discutir os eventuais desdobramentos dessas relações e o turismo da localidade. Trata-se de estudo transdisciplinar, envolvendo as áreas: Turismo, Hospitalidade, Comunicação e Antropologia. A orientação metodológica é qualitativa, de cunho exploratório, com o desenvolvimento de revisão bibliográfica, observação participante com caderno e diário de campo e entrevistas abertas, gravadas e transcritas.Tem-se um panorama sobre as desterritoralizações da pesquisa, pensadas a partir de Baptista (2013); o turismo como manifestação cultural, entendido a partir de Geertz (1989); a característica das práticas turísticas das Praias do Farol, dividindo sazonalmente, segundo Arantes e Santos (2010); o espaço com a pesca e perpassado por características do estilo de vida do surf. Todos esses aspectos foram demonstrados a partir da descrição do turismo e da hospitalidade, segundo o olhar da comunidade. Estão associados aos desdobramentos das relações estabelecidas nas práticas turísticas, tendo como marca o fato de que o ‘localismo’ do surfe e a hospitalidade, baseada nas trocas de Marcel Mauss (2002), são fatores que ajudam na preservação dessa cultura.

Palavras-chave:Turismo; Cultura; Hospitalidad; Surfe; Subjetividade.


Turismo - Visão e Ação,  20(1),  51-79, (2018
Turismo de Aventura em Três Coroas: Uma análise da sustentabilidade a
partir dos critérios do Adventure Tourism Development Index
Felipe Decol,   Rosane Maria Lanzer

 

Resumo

O turismo de aventura, visto como forma de turismo alternativo, deve seguir os princípios da sustentabilidade. A pesquisa foi realizada em Três Coroas, destino de turismo de aventura, caracterizado principalmente pelo rafting. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sustentabilidade das atividades do turismo de aventura em Três Coroas utilizando critérios do Adventure Tourism Development Index (ATDI). Para realização do estudo, utilizou-se de pesquisa de abordagem descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas, observação participante e pesquisas bibliográficas e utilizados para a avaliação e classificação do turismo de aventura do município, de acordo com os critérios do ATDI. Foi avaliada como positiva a relação entre o poder público e os empresários, os quais colocam o turismo como fator estratégico para o desenvolvimento do município, as boas condições da qualidade dos serviços e da infraestrutura. As deficiências foram encontradas na falta de controle sobre a capacidade de carga suportada pelo ambiente, problemas com a poluição do Rio Paranhana e a carência de serviços básicos para a população. A implementação de atividades inovadoras e atração de nichos menores poderiam valorizar o produto turístico sem a necessidade de aumento da demanda e infraestrutura.

Palavras-chave: Turismo; Turismo alternativo; Turismo de aventura; Três Coroas.


Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade 10(1), 153-168, 2018
Produção do conhecimento sob a dimensão ambiental em eventos turísticos e megaeventos esportivos: uma análise dos periódicos vinculados aos programas nacionais de pós-graduação em Turismo
Gisele Pereira, Samara Camilotto, Suzana Maria De Conto 

Resumo
O presente estudo tem por objetivo sistematizar o conhecimento científico produzido nos periódicos nacionais, vinculados a programas de pós-graduação com área básica em Turismo, quanto à dimensão ambiental e o planejamento de eventos turísticos, com ênfase, em particular, em megaeventos esportivos. Em termos de metodologia, o estudo classifica-se como descritivo e bibliográfico. Assim, para identificar os estudos publicados em tais periódicos, foi realizado um levantamento de palavras-chaves nas edições disponíveis nos endereços eletrônicos dos mesmos. No total foram consultados 2059 artigos. Os resultados permitem concluir que: de 2059 artigos examinados, 65 (3,2%) contemplam o tema eventos turísticos ou megaeventos esportivos; desses 65 artigos, 49 (75,4%) tratam de eventos e 16 (24,6%) de megaeventos esportivos; de 65 publicações relativas a eventos turísticos ou megaeventos esportivos, apenas três (4,6%) consideram a dimensão ambiental. Vale ressaltar que apenas um examina a dimensão ambiental no processo de planejamento de megaeventos esportivos.
PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Eventos Turísticos. Megaeventos Esportivos. Dimensão Ambiental. Sistematização de Conhecimento.


Disponível: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5064/pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário