segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

182º BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PPGTURH-UCS

A mestranda Letícia Eloisa Bisol apresenta, nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, para banca composta pelos professores Dra. Maria Fernanda de Oliveira Nunes (UNISINOS), Dra. Vania Beatriz Merlotti Herédia (UCS) e Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César, orientador, a dissertação intitulada “O patrimônio urbano-arquitetônico de Caxias do Sul (RS): resgate memorial das edificações para possível utilização turística”. A apresentação, seguida de defesa, acontece na sala 313 do Bloco 46, Cidade Universitária, Caxias do Sul, com início marcado para às 9h30min.
Trata-se da 182º Banca de Defesa de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul.
A pesquisa tem o seguinte resumo:

A presente dissertação apresenta um dos elementos constituídos do atrativo turístico, ou seja, edificações de valor histórico e memorial salvaguardadas pelo poder público local, inseridas no contexto urbano. Com o presente trabalho tem por objetivo analisar município de Caxias do Sul (RS) evolutivamente, bem como seu acervo tombado para possível utilização turística. Trata-se de um estudo transdisciplinar que faz relações envolvendo o patrimônio urbano-arquitetônico, a cidade, o turismo, a cultura, a memória e identidade. A metodologia teve orientação qualitativa exploratória e com os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental, iconográfica e etnográfica. Procura-se compreender o desenvolvimento da localidade com a evolução urbana, arquitetônica e também de sua legislação; como se deu o processo para o surgimento do Plano Diretor Municipal atual, e seus atores sociais envolvidos; como se deu o processo de preservação/conservação local; o levantamento dos bens materiais preservados; as relações entre o Plano Diretor Municipal, as edificações tombadas e o Turismo; e se este patrimônio protegido por meio legal encontra-se na memória de seus moradores, utilizando entrevistas encontradas no acervo do Arquivo Histórico Municipal. Elenca-se o município como objeto empírico, diferenciando-o como categoria específica de análise ao entrelaçar distintas áreas, na busca de um potencial turístico urbano, respeitando a legislação, mas também devolvendo à comunidade sua memória e identidade.


Palavras-chave: Turismo Cultural. Arquitetura. Urbanismo. Patrimônio. Memória e Identidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário